Sexta-feira, 29 de Maio de 2020
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
22°
15°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo limpo
Tempo limpo
22°
15°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Encontro Sertanejo
Ao Vivo: Encontro Sertanejo
Clima

Próximos dias serão marcados por queda de temperatura e chuva forte

Próximos dias serão marcados por queda de temperatura e chuva forte
Imagem de Yves Bernardi/ Geração
21.05.2020 15h36  /  Postado por: Redação

As temperaturas altas e o tempo firme dão adeus ao Rio Grande do Sul, que passa a sofrer ação de uma frente fria e um sistema de baixa pressão atmosférica. O resultado destas duas condições faz com que o Estado registre fortes temporais e tempo instável nos próximos dias.

Na Fronteira Oeste, a chuva já chegou com intensidade. Somente na quarta-feira (20), choveu 53 milímetros em Quaraí, ou seja, 40% do esperado para todo o mês de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Alegrete, o cenário não foi diferente. A cidade registrou acumulado de 48 milímetros em um dia, o que corresponde a 27% da média mensal para o município, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Fábio Luengo, meteorologista da Somar, afirma que a sexta-feira (22) será marcada pela baixa amplitude térmica, temperatura amena, em torno dos 20°C em praticamente todo o Estado, e pela forte chuva:

— A instabilidade vai se espalhar por todo o Rio Grande do Sul. A chuva ocorrerá ao longo de todo o dia, com moderada à forte intensidade, vendavais e expressiva queda de temperatura. Os ventos podem alcançar os 66 km/h em Quaraí, entre sexta-feira e sábado  (23). Há também alerta de ressaca para todo o litoral gaúcho, com as  ondas podendo alcançar os três metros de altura.

Dias chuvosos

A frente fria que avança pelo Estado causará grande impacto também no Noroeste. Em Cruz Alta, os prognósticos apontam que, na sexta-feira, choverá 100 milímetros, sendo que a média para o mês é de 157 milímetros. A expectativa ainda é de que na Fronteira Oeste, na Campanha e na Região Central do Rio Grande do Sul, os acumulados possam chegar, até mesmo, aos três dígitos no final de sábado.

No primeiro dia do fim de semana, a região Central deve registrar 30 milímetros de precipitação. A chuva deve ser fraca em praticamente todo o território — a exceção é a Região Sul, que terá chuva intensa, diz Luengo, que pontua o possível acontecimento do fenômeno chamado de chuva congelada:

— A chuva cai de forma líquida e ao tocar uma superfície, congela. Isso será percebido nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul. Em todo o território gaúcho, o início do final de semana será com tempo fechado, e chuva intensa na região sul do Estado, devido à influência do sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Litoral.

Outro  destaque para o sábado é o fenômeno conhecido como mínima invertida, que é quando a  temperatura mínima acontece no turno da noite e não ao amanhecer. Em Cambará do Sul, na Serra, a expectativa é de que os termômetros fiquem na casa dos 5°C à noite.

Por fim, no domingo (23), o avanço de um sistema de alta pressão atmosférica garante um dia com  tempo firme e predomínio de sol entre poucas nuvens sobre praticamente  todo o Estado. Na Região Norte, Serra, Litoral Norte e Região  Metropolitana, ainda há previsão para chuva isolada, devido aos resquícios de umidade deixados pela frente fria.

Capital: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 19°C e máxima de 24°C

Pelotas: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 19°C

Caxias do Sul: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 21°C

Santa Maria: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 20°C

Santa Rosa: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 23°C

Erechim: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 23°C

Uruguaiana: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 11°C e máxima de 20°C

Torres: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 22°C

Rio Grande: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 19°C

Mostardas: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 21°C

Passo Fundo: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 22°C

Bagé: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 18°C

Tramandaí: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 22°C

Xangri-Lá: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 22°C

Capão da Canoa: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 22°C

São Borja: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 21°C

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.