O presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, esteve reunido na tarde de terça-feira (27), com equipes técnicas e grupos de trabalho nos Ministérios de Minas e Energia (MME) e da Agricultura (MAPA) a fim de debater a implantação do projeto de melhorias na energia elétrica que chega ao meio rural.
Conforme o parlamentar, os dois ministérios receberam documentos relatando a situação atual da distribuição de energia no interior do Estado. Os dados técnicos foram colhidos pela Comissão de Agricultura com as empresas distribuidoras RGE, AES Sul e CEEE e confirmam que mais de 60% das redes elétricas no interior são monofásicas necessitando de troca para possibilitar acesso de energia de qualidade às propriedades rurais.
Ainda de acordo com Brito, os ministérios analisarão os números para posterior manifestação sobre a possibilidade de recursos para a implantação do projeto. Nos próximos dias, o secretário nacional de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller, e o assessor William Chianca, estarão reunidos com o BNDES para ver a possibilidade de financiamentos.
A partir de agora, prosseguirão as negociações entre os governos federal e estadual e as empresas distribuidoras na busca de um entendimento sobre a formatação do programa, tendo em vista também que são necessários recursos do Orçamento da União.
Nossa reportagem conversou com Adolfo Brito, que explica a importância da energia de qualidade no interior.