Domingo, 20 de Outubro de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Estrelado
22°
13°
16°C
Salto do Jacuí/RS
Estrelado
Parcialmente nublado
21°
13°
15°C
Arroio do Tigre
Parcialmente nublado
No ar: Fim de Semana Mega Music
Ao Vivo: Fim de Semana Mega Music
Repórter Geração

Projeto Conexão Escola e Unisc desenvolvem atividades na EEEMAT em Arroio do Tigre

Projeto Conexão Escola e Unisc desenvolvem atividades na EEEMAT em Arroio do Tigre
03.10.2019 14h45  /  Postado por: Magali Drachler

O projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes, vinculado ao Programa Unisc-Escola, esteve nesta quarta-feira, 02 de outubro, na Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre (EEEMAT), em Arroio do Tigre. Foram realizadas oficinas e palestras para mais de 400 participantes, entre estudantes do ensino médio e professores, destacando os cursos de Comunicação Social, Matemática, Biologia, Administração e Direito. Também participaram das atividades, através da Assessoria de Assuntos Internacionais da Unisc, os estudantes Josué, Gustavo, Daniela e Hector, de Costa Rica, Equador e Colômbia. Eles estão realizando um intercâmbio no Brasil.

Os professores da Unisc, em um primeiro momento, foram recepcionados pela Banda dos Tigres, do educandário, que inclusive em 2019 completou 20 anos de história. Após as homenagens e pronunciamentos, direcionaram-se para as salas de aula, onde foram desenvolvidas 11 atividades: Empregabilidade e carreira; infrações cibernéticas; bullying; o que você vai ser quando crescer; inserção no mercado de trabalho; oficina de cinema; conversa com intercambistas; um olhar sustentável; biodiversidade e simulado do ENEM.

De acordo com o professor do Departamento de Comunicação Social e coordenador do Projeto, Hélio Etges, a ação teve a intenção de trazer para o educandário um contexto de conhecimentos que são produzidos na Universidade de Santa Cruz do Sul. O intuito, segundo ele, foi compartilhar esse conhecimento com os alunos do ensino médio e fazer uma interlocução e uma interface mais propositiva da própria Universidade com a escola. “Nossa vinda a Arroio do Tigre tem propósitos que atendem a própria demanda da escola até porque foi feita uma grande negociação com a Direção para ver quais eram os maiores interesses. O Projeto, quando ele sai dentro dessa visão que chamamos de Momento Unisc-Escola, vai com um grupo grande de professores, estudantes e intercambistas, para dar uma amplitude e para que possamos atingir o maior número de alunos no mesmo momento na escola”.

Conforme a Coordenadora Administrativa do Campus de Sobradinho, Jocelaine Maieron, em 2019 foram beneficiadas duas escolas do Centro Serra: A Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti de Sobradinho e a EEEMAT de Arroio do Tigre. “Nós entendemos que é preciso haver essa aproximação entre Universidade e Escola Pública para uma maior interação. Precisamos voltar nosso olhar para dentro do ensino médio para fazer as devidas adequações e também evoluir no tempo e saber qual o objetivo dos nossos estudantes e futuros graduandos”.

A Diretora da EEEMAT, Cláudia Stefanello Bernhard, destacou a importância da vinda da Unisc. “É um momento pedagógico, de interação e conhecimento, pois chega uma hora em que os alunos precisam se decidir e tomar um rumo pensando em seu futuro”.

O intercambista Josué Durón, estudante de Engenharia Automotiva, na UISEK, Equador, explanou aos estudantes sobre cultura, comida, lugares turísticos e imagens de Costa Rica e Equador. “É um grande desafio. Mas o Brasil é parecido com a Costa Rica, com exceção do clima, que é mais frio”, brincou. “As pessoas são acolhedoras e receptivas”. O jovem está no Brasil desde agosto e pretende ficar durante um ano.

A estudante do 3º ano da EEEMAT, da turma 301, Bruna Hindersmann, 17 anos, considerou positiva a atividade. “Foi muito bom. Participei da oficina com o professor Hélio Etges. O que ele nos repassou foi de que não devemos parar de estudar e de nos aperfeiçoar. Precisamos buscar novos conhecimentos para ter êxito na vida”, disse ela que pretende ser Investigadora.

Luís Arrial, também do 3º ano do ensino médio, morador da cidade, disse que foi muito produtiva a conversa com os Coordenadores do Curso de Direito. “Eles nos trouxeram muitas explicações sobre a vida acadêmica e o curso que pretendo estudar”. Ele participou da Oficina “O que você vai ser quando crescer”.

 O Programa Unisc-Escola aproxima a Universidade de Santa Cruz do Sul de instituições de ensino, possibilitando que alunos e professores aproveitem diversas ações e atividades voltadas ao conhecimento e  a troca de experiências.

O Programa é direcionado às escolas de Educação Básica, principalmente aos alunos de Ensino Médio, das regiões do Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Jacuí-Centro e Centro-Serra.

Ouça as entrevistas no player acima.

Texto e fotos: Magali Drachler/Jornalista

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.