Programação de 37 anos de emancipação de Tunas inicia nesta sexta-feira, 29 com filme “O Massacre”
Entre as atividades programadas, destaca-se a exibição do curta-metragem “O Massacre”, que retrata a história dos monges barbudos, um dos movimentos messiânicos mais importantes e menos conhecidos do Brasil.
A Chacina dos Monges Barbudos, ocorrida na região de Tunas, é comparável, em menor escala, a episódios históricos como Canudos, na Bahia, o Contestado, em Santa Catarina, e a Revolta dos Muckers, em Sapiranga, Rio Grande do Sul.
O curta-metragem apresenta uma abordagem ficcional da saga de Deca França, líder messiânico do movimento. A produção utiliza atores para interpretar os fatos históricos e conta com a participação de moradores locais como figurantes, enriquecendo ainda mais a obra.
Dentro da programação comemorativa dos 37 anos de emancipação de Tunas, a população terá a oportunidade de assistir ao filme em uma tela de cinema.
O secretário de Educação, Professor Braulio Speth, convida toda a comunidade a prestigiar o evento, conhecer mais sobre este marco histórico e refletir sobre sua importância para a região e o país.