Programa Gestão Sustentável beneficia 40 mil agricultores familiares
Aproximadamente 40 mil agricultores e pecuaristas familiares serão beneficiados com o programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar lançado nesta quinta-feira (2) pelo governo do Estado, que também pretende ampliar em 20% a renda das famílias atendidas. O programa, concebido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e com execução da sua conveniada Emater/RS, visa ao desenvolvimento sustentável por meio da incorporação da gestão integral da propriedade rural, incentivando a geração de renda, tendo como ferramentas de apoio os programas e políticas públicas do Estado.
O público beneficiado nos quatro primeiros anos do programa (2016 a2019) será selecionado nos 494 municípios de abrangência da Emater, resultando em aproximadamente 80 famílias por cidade.
O programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar envolverá a capacitação de aproximadamente 1,2 mil técnicos, implantação de 20 mil planos de gestão, formalização para implantação e acompanhamento de 900 unidades de referência técnica, dois seminários estaduais para avaliação e divulgação do programa, além da inclusão dos 40 mil agricultores/pecuaristas familiares.
O secretário Tarcísio Minetto disse que o programa será executado pela Emater e já entrará em vigor.
Já o governador Sartori destacou que a Agricultura Familiar é prioridade do seu governo.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.