Programa Exporta RS pretende consolidar a presença gaúcha no Exterior
O governo estadual lançou, na quinta-feira (24), o programa Exporta-RS para auxiliar e facilitar a participação das micro, pequenas (MPEs) e médias empresas nos mercados internacionais. O pacote inclui a elaboração de estudos personalizados de mercados potenciais, mapeamento de possíveis compradores, articulação para oferta de cursos de qualificação em comércio internacional e auxílio em questões pertinentes à exportação como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco.
Fábio comenta que programa oferece atendimento, presencial e virtual, personalizado, com identificação de oportunidades de exportação e difusão de informações relevantes sobre o comércio exterior e terá como foco o micro e pequenas empresas.
Segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE), o Estado passou de US$ 5,7 bilhões em receita com exportações em 2000 para US$ 17,5 bilhões em 2015. O presidente da FFE, Igor Morais explica qual será a participação da fundação neste programa.