Programa Agro Mais RS visa agilizar normas para beneficiar agronegócio gaúcho
“Um Rio Grande mais simples para produzir; um Rio Grande mais competitivo para crescer”. Este é o slogan do Agro+RS, lançado pelo governo do Estado na tarde de segunda-feira (21), em ato no Palácio Piratini.
A edição gaúcha vai simplificar processos e normas de atendimento do setor produtivo para reduzir a burocracia na esfera pública e estimular o crescimento econômico.
A finalidade do Agro+RS é diagnosticar os obstáculos na produção agropecuária e apresentar sugestões para melhorar a situação. O fluxo entre a Seapi e as entidades do setor será desburocratizado e modernizado, o que diminui o tempo de resposta do Estado às necessidades do agronegócio gaúcho e tornará mais eficiente os serviços.
As sugestões recebidas serão submetidas à avaliação técnica da Seapi. Assim como foi feito pelo Ministério da Agricultura, as demandas serão dívidas em resoluções imediatas, de 60 dias (que não envolvam legislação); e em 120 dias (quando envolver legislação). No caso de necessidade de um prazo maior (alteração de texto de lei) as mesmas permanecem sob monitoramento pela equipe técnica. A Seapi já recebeu mais de 200 propostas de melhorias.
O secretário da Agricultura, Ernani Polo, destacou que a iniciativa visa simplificar processos e normas de atendimento do setor produtivo para reduzir a burocracia e estimular o desenvolvimento econômico.