Programa A União Faz a Vida realiza abertura regional do ano letivo
Na quinta-feira, dia 17 de fevereiro, aconteceu a abertura regional do ano letivo de 2022, com cerca de 500 professores das escolas que atuam no Programa A União Faz a Vida. Estiveram participando, educadores de Alto Alegre, Campos Borges, Espumoso, Jacuizinho e Salto do Jacuí.
O evento aconteceu no formato online e contou com a participação da palestrante Regina Shudo de Curitiba/PR. Regina é Pedagoga, especialista em Educação Infantil. Há mais de 36 anos atua na área educacional, com vasta experiência na sala de aula desde a Educação Infantil até o Ensino Superior é autora de livros infantis e diretora da Amaná Educacional.
A temática do encontro foi voltada ao desenvolvimento da cultura do acolhimento. Regina, enfatizou que acolher significa “levar em consideração o outro” e nesse momento em que estamos vivendo faz muito sentido. Regina, ressaltou que acolher é uma atividade pedagógica intencional, planejada e executada que contribui para a saúde mental e emocional de alunos e professores.
Shudo, também comentou sobre a importância do preparo dos espaços para receber os alunos nesse período de retorno as escolas.
A palestrante falou sobre a importância da escuta e o papel do professor na construção do projeto de vida de cada aluno. “A escuta, sem julgamentos, ajuda o educando a ser mais autônomo”, destacou.
Outro ponto importante abordado pela especialista foi a empatia. Ela explicou que é uma habilidade a ser aprendida, criando vínculos afetivos e cognitivos, entendendo o ponto de vista e compreendendo o sentimento do outro.
A fala da professora Regina Shudo, foi mediada pelo assessor pedagógico do Programa, Rodrigo Correa Rodrigues.
O Programa A União Faz a Vida é uma iniciativa da Sicredi Espumoso RS/MG e é realizado em parcerias com as secretarias municipais de educação da região.