Os profissionais ligados a educação infantil, anos iniciais e finais, de Arroio do Tigre estão passando por treinamento da Lei Lucas, Nº 13.722, de 04 de outubro de 2018. Em entrevista a Geração, o técnico em segurança do trabalho da prefeitura, Pedro Paulo Alves Bueno explicou que a ação tem por objetivo proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes comuns que podem ocorrer em ambientes escolares. A lei torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico no atendimento de primeiros socorros ao estudantes.
O secretário da Educação, Fabrício Pape, ressalta a importância de os profissionais estarem capacitados para realizar primeiros socorros em virtude de um possível acidente com alunos.
Os treinamentos são realizados em parceria com a equipe do SAMU de Arroio do Tigre.
A Lei leva o nome de Lucas Begalli, que tinha apenas 10 anos quando perdeu a vida em uma excursão da escola que frequentava, em Campinas, SP. Ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche. Mas não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada.
Lucas chegou a transferido em uma UTI móvel para o hospital, mas acabou falecendo. Ele sofreu sete paradas cardíacas em 50 minutos de tentativas de ressuscitação.
É possível que, se houvesse tentativas de reanimá-lo antes da chegada da UTI móvel, talvez ele estivesse vivo — o tempo nesses casos é um dos mais importantes fatores para a sobrevivência do paciente.