Produtividade da soja chega a 56 sacas por hectare na área da Cotriel
Nesta safra conforme informações da Cotriel a colheita iniciou duas semanas antes do que no ano passado, apesar disso a safra 2015 está quase que totalmente colhida na região de abrangência da cooperativa. Com o acentuado período de chuvas entre os meses de dezembro de 2014 e janeiro de 2015 e com a presença de ferrugem asiática na seja a produção está estimada em 12% a mais que na anterior. No geral a média de produtividade foram 56 sacas por hectare conforme destaca o engenheiro agrônomo Cristiano Corazza.
Porém em Espumoso e região a média está em 60 sacas. Cristiano agradece aqueles que deram suporte na área técnica da cooperativa.
Tendência é que área de trigo caia 30% este ano. Cristiano Corazza pontuou ainda que o planejamento do produtor para investir nas culturas de inverno, especialmente o trigo, começou cedo e , devido à quebra da safra do ano passado e o preço baixo , a tendência é de que a área de trigo caia este ano 30% em relação a 2014, totalizando 25 mil hectares em toda a região atendida pela área técnica da Cooperativa: “As condições do clima no ano passado, extremamente chuvosas e frias, fizeram com que a produtividade caísse mais de 50%, o que impactou na situação do produtor, que, com a safra de soja deste ano, recuperou as suas perdas. Mesmo assim, nossos associados estão mais cautelosos em fazer este investimento, também devido às perspectivas deste ano que apontam restrições de financiamentos, com aumento de taxas de algumas das modalidades mais procuradas”, destacou.