Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
40°
21°
38°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo limpo
Tempo limpo
40°
21°
38°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Panorama 107
Ao Vivo: Panorama 107
Política

Procuradoria Eleitoral emite parecer sobre a manutenção da sentença que cassa o prefeito e vice de Segredo

Procuradoria Eleitoral emite parecer sobre a manutenção da sentença que cassa o prefeito e vice de Segredo
18.05.2018 13h46  /  Postado por: Magali Drachler

Foi emitido parecer pela Procuradoria Regional Eleitoral sobre o recurso movido pelo prefeito de Segredo, Valdir Rodrigues e seu vice, Gilmar Henker, contra a cassação de seus mandatos. O recurso tramita no Tribunal Regional Eleitoral e antes do julgamento a ação é enviada para a Procuradoria que emitiu parecer pela manutenção da sentença de primeira instância.

Segundo o Procurador Regional Eleitoral, Luiz Carlos Weber, há provas suficientes da prática de compra de votos nas eleições municipais de 2016 pelos então candidatos Valdir Rodrigues e Gilmar Henker, o Kriba. Além da cassação dos seus diplomas, o Ministério Público entende que os dois devem ser condenados ao pagamento de multa no valor de 20 mil UFIRS, cada um.  Este parecer pode ser mantido ou não pelos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral. A data do julgamento ainda não está definida.

Uma ação foi movida logo após as eleições municipais de 2016 pelos candidatos derrotados, o ex-prefeito João Paulo Kroth e seu vice, Alcinei Bugs. Para embasar a denúncia, eles usaram, inclusive,  material apreendido em posse de cabos eleitorais no dia 2 de outubro de 2016, na véspera das eleições municipais. Houve a condenação em primeira instância.

Caso o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mantenha a decisão de primeiro instância, existe a possibilidade de ser convocada uma nova eleição para prefeito e vice. Neste caso, entre a cassação e a nova eleição, assume o Executivo de Segredo, o presidente do Legislativo, cargo ocupado atualmente pelo vereador Paulo Henrique Marion – o Ventania – do PP.

 

Fonte: TRE e PROCURADORIA ELEITORAL

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.