Primeiro Bebê do Ano de Lagoão Nasceu Dentro de Ambulância
Eram 5h50min da manhã de segunda-feira, 8, quando a técnica de enfermagem Luciana Pavanato foi acionada por telefone para atender uma gestante que havia chegado à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Lagoão, vinda da localidade de Caçador. A gestante em questão era Camila da Silva Vargas, acompanhada do esposo Eliseu de Moraes Ramos.
Luciana relata que, ao chegar na UBS, a gestante não apresentava muitas contrações, mas foi encaminhada de ambulância para o Hospital Notre Dame São Sebastião, em Espumoso/RS. Acompanhavam a gestante as técnicas em enfermagem Luciana Pavanato e Maristela Machado, o esposo Eliseu e o motorista Gilson Lemes.
Durante o trajeto, por volta das 7h, a ambulância precisou parar, pois havia sinais de que a gestante poderia dar à luz naquele momento, o que acabou não ocorrendo, e a viagem prosseguiu. No entanto, vinte minutos depois, as contrações aumentaram, e, desta vez, o parto foi realizado pelas técnicas dentro da ambulância, no trecho entre Soledade e Espumoso.
As técnicas relataram que o bebê estava com circular de cordão, uma situação em que o cordão umbilical fica enrolado ao redor do pescoço do bebê. Embora essa situação geralmente não seja prejudicial, pode ocasionalmente levar a complicações. A situação foi contornada, e o parto foi realizado com sucesso, dando à luz uma linda menina, pesando 3,585 Kg, que recebeu o nome de Ana Vitória da Silva Ramos.