Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Alguns chuviscos
16°
13°
16°C
Salto do Jacuí/RS
Alguns chuviscos
Tempo nublado
15°
13°
15°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Frequência 107
Ao Vivo: Frequência 107
Polícia

Primeira mulher a assumir Polícia garante integração para combater crime

Primeira mulher a assumir Polícia garante integração para combater crime
09.01.2019 10h46  /  Postado por: Magali Drachler

Após 177 anos de instituição, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul está sendo comandada pela primeira vez por uma mulher. Na tarde desta terça-feira (8), a delegada Nadine Farias Anflor recebeu a transmissão do cargo do delegado Emerson Wendt – que passará a atuar na área de Inteligência na nova gestão. Na mesma cerimônia, o delegado Fábio Motta Lopes recebeu a função de subchefe de Polícia do delegado Leonel Fagundes Carivali.

Após assinar o termo de posse, Nadine fez um discurso de empoderamento feminino, pontuando a história da mulher na Polícia Civil gaúcha, que começou com o ingresso das primeiras agentes na década de 1970 e chegou à posse das primeiras delegadas há apenas 30 anos. “Se estou aqui hoje rompendo mais um paradigma, é por causa delas”, destacou Nadine. Prometendo unir esforços para enfrentar as dificuldades financeiras do Estado e melhorar os índices de criminalidade e dar sensação de segurança à população, garantiu que o “maior patrimônio do Estado são os servidores” e que graças aos agentes e delegados gaúchos acredita que a missão será atingida.

O governador Eduardo Leite também destacou os avanços sociais que permitiram a uma mulher chegar à chefia de Polícia e, numa referência ao hino rio-grandense, disse que essa é uma “nova façanha, de modelo à toda terra”. Leite ainda fez um adendo ao feito: “A Nadine não está ocupando a função apenas por ser mulher, mas pela sua capacidade, trabalho e trajetória”.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e também de Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior, reforçou que a segurança da população é uma das prioridades da nova gestão e desejou sucesso à nova gestora. “É hora de botar o pé na estrada, que a sociedade espera muito de nós”, destacou Ranolfo, que é ex-chefe de Polícia.

Extenso currículo na Polícia

Natural de Getúlio Vargas, no norte do Estado, formada em Ciências Jurídicas e Sociais e pós-graduada em Direito Público e em Direito Sanitário, Nadine é delegada desde 2004. Seu primeiro trabalho na Polícia Civil foi no município de Santo Antônio da Patrulha. Após, atuou no sistema de plantão da corporação por dois anos.

Nadine tem marcado sua carreira pelo pioneirismo. Por mais de seis anos, foi titular da Delegacia Especializada no Atendimento à mulher (Deam) de Porto Alegre e a primeira coordenadora dessas especializadas no Estado. Entre 2015 e 2017, também foi a primeira mulher a presidir a Associação dos Delegados de Polícia do Estado (Asdep).

Aos 42 anos, Nadine atuava como diretora da Divisão de Assessoramento do Departamento de Polícia Metropolitana até aceitar o convite para assumir a chefia da Polícia do governo de Eduardo Leite (2019-2022).

Nesta quarta-feira (9), a nova chefe de Polícia empossa os responsáveis pelas subáreas da Polícia Civil – são 12 no total, metade preenchida por mulheres.

Confira a composição completa:

Chefe de Gabinete: Patricia Tolotti Rodrigues

Departamento de Polícia Metropolitana (DPM): Adriana Regina da Costa

Departamento de Polícia do Interior (DPI): Joeberth Pinto Nunes

Academia de Polícia: Elisângela Mello Reghelin

Corregedor-Geral: Marcos Coelho Gonçalves Meirelles

Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic): Sander Ribas Cajal

Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc): Vladimir Peukert Urach

Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP): Vanessa Pitrez de Aguiar Correa

Departamento de Administração Policial: Elisângela Piccoli de Bastiani

Departamento de Tecnologia da Informação Policial (DTIP): Antônio Vicente Vargas Nunes

Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE): Endrigo Veiga Marques.

Foto: Polícia Civil/ Divulgação
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.