Primavera deve ter chuva acima da média no RS, alertam meteorologistas
Após semanas de chuva frequente e intensa no Estado, os próximos meses devem continuar com tendência de precipitação acima da média histórica no Rio Grande do Sul. O início da primavera, no próximo dia 23, não deve trazer normalização da situação climática no RS, já que, segundo especialistas, outubro e novembro deve ter chuva além do esperado para a época.
O El Niño tem relação com isso, conforme explica Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM):
— Quando configurado no Oceano Pacífico, o El Niño tem uma influência muito forte na primavera. Então, mais uma vez, reforçamos que a estação tende a ser bastante chuvosa. Isso não quer dizer que teremos situações de mesma proporção como a que atingiu o Vale do Taquari, mas (na próxima estação) vai aumentar o número de dias com chuva volumosa e condições para tempestade — afirma.
Neste mês, os municípios gaúchos já têm registrado precipitação anormal. As quantidades representam mais do que o dobro esperado para setembro nesses municípios.
Lopes acrescenta que, além da precipitação, a primavera tem tendência a ser mais quente do que a média para a época, também sinal da influência do El Niño. O fenômeno, que atua no Estado desde o início do semestre, não deve perder força no curto prazo:
— Esperamos que o fenômeno continue com intensidade de moderada a forte na primavera, inclusive ganhando força no próximo trimestre.
