Ícone do site Rádio Geração

Previsão do Inmet é de clima favorável para as culturas de inverno

Ainda sob o efeito do La Ninã, que perderá força a partir do outono, e com o aumento do frio, as perspectivas do clima para safra de inverno indicam a manutenção das chuvas irregulares e com menos intensidade. O assunto foi tema de uma palestra do meteorologista do Instituto Luiz Renato Lazinsky, na quarta-feira, no auditório da Produção, na Expodireto, em Não-Me-Toque. As informações são do Correio do povo.

“O inverno será mais frio, chegará mais cedo, deve ir embora um pouco mais tarde, com isso, as precipitações vão se manter abaixo do normal, o que é favorável para as culturas de inverno”, revelou Lazinsky.

A tendência é que o problema com a estiagem em partes da metade Sul, fronteira e na Argentina persista durante as próximas duas estações. Apesar de todo o foco no inverno, a previsão, com o enfraquecimento do efeito La Niña, para o verão é de um clima neutro e com chuvas, novamente, irregulares.

“As ondas de frio podem se estender um pouco mais fortes durante o mês de setembro e as precipitações persistirem abaixo da média e muito inconstantes no início da safra de verão, como ocorreu esse ano no Estado”, revelou o meteorologista do Ministério da Agricultura.

Foto: Alina Souza.

Sair da versão mobile