Presidente STR fala sobre o rebate concedido pelo governo nas operações de crédito rural de custeio e de investimento
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Tigre, Alceu Mergen, falou do rebate concedido pelo governo nas operações de crédito rural de custeio e de investimento contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, cujos empreendimentos tenham sido prejudicados pela estiagem.
Trata-se de uma ação de mitigação de perdas e frustração de safras ocasionadas pela estiagem e seca provocada sobre o fenômeno da La Niña, que prejudicou a produção da safra de verão 2021/2022.
Alceu destacou que uma nova negociação está sendo solicitada uma vez que o rebate vale para as parcelas das operações de crédito rural de custeio e de investimento vencidas e vincendas no período de 1º de janeiro a 31 de julho de 2022. As operações devem ter sido contratadas até 31 de dezembro de 2021 e estar em situação de adimplência ou regularizadas até 31 de julho de 2022. Outra exigência é que o produtor tenha o registro de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
- Ouça a entrevista completa!