O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira na sede do órgão em Porto Alegre. Entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul, apenas 11, entre eles Porto Alegre, que tem um total de 1,785.892 eleitores não terão votação biométrica nas eleições deste ano. A votação será mista em outros 160 municípios, e totalmente biométrica nos outros 326, onde a revisão do sistema de identificação foi totalmente concluída. Entre os 27 municípios onde não houve a instalação do novo processo, 16 estão entre os 160 que terão votação mista. Ele falou sobre os resultados do cadastramento biométrico do eleitorado gaúcho.
O presidente do TRE defendeu o sistema biométrico, dizendo que ele gera mais segurança no processo eleitoral, mas não sabe dizer quando a revisão eleitoral de toda a população gaúcha vai terminar.
Luiz Felipe Santos, do Tribunal Eleitoral enfatizou a complexidade da fiscalização dos financiamentos das campanhas, as quais este ano não poderão contar com recursos de empresas, mas sim de pessoas físicas e disse acreditar que o Caixa 2 será inevitável nas próximas eleições.
O presidente do TRE do Rio Grande do Sul disse que os abusos de poder econômico só poderão ser evitados com a fiscalização da sociedade..