Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
19°
17°
20°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
19°
17°
20°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Frequência 107
Ao Vivo: Frequência 107
Notícias

Prefeitura de Cruz Alta quer antecipar investimentos da Corsan após episódio que deixou cidade inteira sem água

Prefeitura de Cruz Alta quer antecipar investimentos da Corsan após episódio que deixou cidade inteira sem água
Divulgação
06.04.2023 09h19  /  Postado por: Redação

A situação da distribuição de água pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em  Cruz Alta, foi motivo de uma reunião na tarde de terça-feira (4) entre a companhia e a prefeitura após moradores ficarem até três dias sem abastecimento na última semana. O problema ocorreu por conta de um rompimento que alagou a central de captação Lajeado da Cruz, principal manancial responsável pelo abastecimento da cidade.

Entre os principais pontos da reunião, a Corsan apresentou alternativas para o sistema de captação do município. Entre elas, a implementação de válvulas redutoras de pressão e também de ventosas, responsáveis por retirar o ar das tubulações.

A reunião aconteceu no gabinete da prefeita, Paula Rubin Facco Librelotto. Uma das principais demandas da prefeitura é a instalação de uma terceira máquina de captação no Lajeado da Cruz. Atualmente, Cruz Alta conta com duas: uma para o serviço de captação e outra como reserva.

De acordo com o diretor de operações da companhia, Milton Cordeiro, um terceiro motor está confirmado para a cidade. A previsão é de que nos próximos dias, os engenheiros realizem um diagnóstico geral de toda a rede de abastecimento do município, desde a captação, tratamento e distribuição à população, assim como investigar a causa do problema que deixou a cidade inteira sem água na semana passada.

— Não houve uma falha operacional, e sim um rompimento que nós estamos investigando qual foi a causa raiz para que a tubulação se rompesse. O diagnóstico é importante para que se corrija eventos semelhantes, e tenhamos novas tecnologias para implantar no bombeamento. Estamos buscando implantar tecnologias, postos de abastecimento para determinadas regiões do município e novos reservatórios ou caixas d’água, para que reduzam novos episódios de vazamentos nas redes — esclarece o diretor.

Segundo a prefeita Paula, o episódio é recente, mas a população reclama há anos de problemas no abastecimento, principalmente em dias de calor:

Reprodução RBSTV / Divulgação

Reunião ocorreu no gabinete da prefeita Paula – Foto: Reprodução RBSTV / Divulgação

— Sabemos que o cenário do abastecimento em Cruz Alta não é o ideal. Nós temos dois motores (captação) que foi feita toda uma operação para que fossem colocados em funcionamento. Nós não temos laudos da Corsan que garantam que sejam os melhores, os mais novos e com a tecnologia adequada para o nosso município. Tanto que encaminhamos um documento à Corsan, inclusive, solicitando por escrito a comprovação da segurança do sistema que está instalado hoje no município.

Conforme Paula, a prefeitura solicitou à Corsan um relatório de investimentos feitos na cidade e quais os próximos planejados e a prefeitura planeja fiscalizar os serviços prestados pela Companhia.

— O que nós queremos agora é a antecipação dos investimentos previstos para acontecer no ano de 2023 e também em 2024, para que episódios como este não ocorram. Isso é extremamente grave porque coloca em risco a população. Faz com que a dinâmica da cidade se paralise. É um direito que o cidadão tem, é um direito que ele paga para ter que é a água. Está instalado o comitê de crise e a gente vai seguir acompanhando todos os reflexos desse episódio do dia 26 e também para que tenhamos a segurança de que novos episódios como esse aconteçam.

Corsan não vê “falha” em incidente que deixou cidade sem água e promete melhorias no sistema

Segundo o diretor de operações, Milton Cordeiro, a companhia deve apresentar um relatório nos próximos dias com os investimentos previstos para o município e também ações para evitar novos incidentes.

— Na verdade, o que aconteceu no nosso entendimento foi um acidente. Ou seja, nós pretendemos como empresa que mantém o abastecimento público buscar várias garantias para reduzir o risco de acidentes. Porém, realmente, foi um acidente que não estava no nosso radar. Aconteceu e nós estamos buscando agora reduzir riscos para que não ocorram eventos semelhantes.

De acordo com Cordeiro,  a companhia tem uma filosofia de implementação da melhoria contínua e está implantando tecnologias que serão importantes para qualificar o sistema

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.