Prefeitos e políticos intensificam agenda de visitas na 18ª Marcha
Esta terça-feira, 26, marcou o início oficial da 18ª Marcha em Defesa dos Municípios, promovida pela CNM em Brasília, o dia foi de discussões de diversos assuntos. Na abertura, aconteceu a posse da presidência da Confederação, da qual Paulo Zilkóski foi reconduzido para mais 4 anos no cargo. Á tarde, ocorreu um debate sobre a reforma política , conduzida por Zilkóski, juntamente com os deputados federais Rodrigo Maia e Marcelo Castro e representantes do Senado e de partidos políticos. Nas arenas temáticas, foram debatidos temas como propostas de apoio ao desenvolvimento municipal, financiamento e plano nacional de educação, reinserção do usuário de drogas, crise hídrica e resíduos sólidos, mobilidade e planejamento urbano. A expectativa é receber nesta quarta-feira o presidente do Senado, Renan Calheiros e o da Câmara Eduardo Cunha, para discutir o pacto federativo, tema que dá nome à marcha dos prefeitos deste ano. O prefeito de Boa Vista do Incra, Gilnei Barbosa, (PP) , conversou com a nossa reportagem presente à marcha e destaca as pautas que estão sendo desenvolvidas pelo município.
O presidente da Câmara de Vereadores de Ibirapuitã, Roberto Martins (PP) elencou os pedidos de emendas parlamentares que fez para a cidade.
O deputado estadual e ex-prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro (PDT), que preside a comissão de assuntos municipais da assembleia legislativa destaca que o grande desafio é reverter a relação de verbas que deixam os municípios e estão concentradas no Governo Federal.
O deputado federal do PDT-RS, Pompeo de Mattos falou a respeito de uma posição de seu partido referente à realização de uma eleição na qual sejam eleitos de presidente da república até prefeitos e vereadores . Ele defendeu uma mudança profunda no processo da reeleição.
O ministro das cidades, Gilberto Kassab, do PSD, também se fez presente à marcha e comentou a respeito dos cortes anunciados na última semana pelo Ministério da Fazenda.
O presidente da AMASB e prefeito de Mormaço, Luiz Carlos Machado (PP), foi indagado se é possível que a verba dos royalties do pré-sal podem ser destinados aos municípios.
O ex-prefeito de Saldanha Marinho e assessor do deputado estadual Pedro Westphalen, Glademir Aroldi, disse que a principal questão que precisa obter resultados na marcha é o pacto federativo.
O prefeito de Colorado, Lírio Riva (PMDB), pontuou a agenda de visitas que fez a parlamentares em Brasília.
Por fim, nossa reportagem conversou com o prefeito de Selbach, Sérgio Ademir Kuhn, do PMDB.
Audio completo no player acima.