Ícone do site Rádio Geração

Prefeitos do Centro Serra viajam a Brasília em busca de apoio para reconstrução após enchentes

Os prefeitos dos municípios do Centro Serra estão em Brasília para participar de um evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios, visando discutir ações para amenizar os problemas causados pelas enchentes que afetaram a região. Em entrevista à Geração, o prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer detalhou as pautas que serão abordadas e as expectativas em relação ao encontro.

“Estamos indo a Brasília para participar de um evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios, onde estarão presentes prefeitos do Rio Grande do Sul. Levaremos nossas reivindicações para que possamos ter uma atenção maior do governo federal em relação à reconstrução dos nossos municípios”, explicou Mayerhofer.

O prefeito destacou que quase todos os prefeitos da AMCSerra participarão do evento. “Durante o dia de amanhã (terça, 02) e na quarta-feira (03), vamos discutir várias pautas de interesse dos municípios afetados pela enchente. Precisamos fazer um trabalho muito grande para reconstruir tudo que foi danificado e perdido”, afirmou.

Entre as demandas levadas a Brasília, Mayerhofer mencionou a necessidade de recursos para a reconstrução de pontes, pontilhões e casas destruídas pelas enchentes. “A confederação tem essa representatividade dos municípios do Brasil, mas especialmente agora voltada para o Rio Grande do Sul, que passou por uma situação muito complicada. Vamos discutir estratégias e ações junto aos diversos ministérios do governo federal para obter os recursos necessários”, ressaltou.

O prefeito de Sobradinho detalhou a situação do município, onde 41 casas foram destruídas. “Implementamos o aluguel social, o município está pagando aluguel para essas famílias até que haja uma definição em relação à reconstrução das casas. Esse auxílio é por seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses”, explicou.

Sobre as estradas e pontes, Mayerhofer informou que Sobradinho teve quatro das seis pontes comprometidas. “Nós conseguimos liberar uma pista para carros leves na Baixada (Bairro Baixada) e terminamos a construção de uma ponte de madeira na sexta-feira, no Acesso Euclides Bento Pereira. Já temos recursos aprovados pelo governo federal, cerca de R$ 8,4 milhões, para a reconstrução dessas pontes. Contratamos uma empresa para elaborar os projetos e apresentá-los o mais rápido possível”, disse.

No interior, 10 pontes foram danificadas. “Estamos com os projetos finalizados e em análise na Defesa Civil. Recebemos em torno de R$ 5,5 milhões em recursos do governo estadual e federal. Estamos iniciando o processo de contratação desses serviços, incluindo o desassoreamento do Arroio Carijinho do Arroio Quinca”, explicou.

Mayerhofer também mencionou a visita do superintendente do Ministério da Agricultura. “Discutimos a necessidade de recursos para a recuperação das lavouras, que perderam a camada fértil do solo. Precisamos de apoio para a colocação de calcário e máquinas para refazer as estradas de acesso às lavouras”, destacou.

ASSISTA A ENTREVISTA:

 

ELION SILVA/ GERAÇÃO
Sair da versão mobile