Por 51 votos a 0, Assembleia gaúcha aprova cassação do deputado Jardel
Após mais um ano de discussões, o plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou na tarde desta quinta-feira (22), por 51 votos a zero, a cassação do mandato do deputado Mário Jardel (PSD). Esta é a segunda vez que um parlamentar tem o mandato cassado em plenário – em novembro de 2015, Diógenes Basegio (PDT) foi alvo de cassação.
A decisão ocorreu em meio à votação do pacote de medidas de austeridade do governo José Ivo Sartori. A resolução deve ser publicada amanhã no Diário Oficial da Assembleia.
O relatório que recomendava a cassação de Jardel já havia sido aprovado pela Comissão de Ética da Casa e pela Comissão de Constituição e Justiça. A conclusão é de que houve quebra de decoro por parte do parlamentar.
O documento cita fatos como o pagamento indevido de diárias e de indenização veicular, a nomeação da esposa de um homem que fornecia drogas a Jardel e o trabalho de um advogado, contratado em cargo de confiança, que foi a Fortaleza e atuou em um processo de pensão alimentícia movida em nome de uma filha do parlamentar.
Aguarde mais informações.
GAÚCHA
