Polícia Civil prende pecuarista em Júlio de Castilhos por receptação de gado furtado
Uma operação conjunta da Polícia Civil do Rio Grande do Sul resultou, nesta quarta-feira (20), na prisão de um pecuarista de 40 anos em Júlio de Castilhos, suspeito de receptação de gado furtado e apropriação indébita.
A ação ocorreu na localidade de Ramada, no interior do município, e contou com a participação da Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Bagé, da Draco de Santana do Livramento, da Decrab de Cruz Alta, além do apoio de fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
Segundo a investigação, o pecuarista já era monitorado por envolvimento em crimes de receptação de animais na região da Fronteira. Durante a operação, foram encontrados cinco bovinos com procedência irregular, entre eles duas vacas furtadas em Santana do Livramento, identificadas pela vítima por meio das marcas originais. Outros três animais, duas vacas e uma terneira, apresentavam sinais de adulteração em seus identificadores.
Os policiais também constataram que o suspeito teria tentado enganar a fiscalização, substituindo animais apreendidos anteriormente por outros de características diferentes, mantendo apenas a mesma quantidade e categoria, em uma tentativa de mascarar a origem do rebanho.
Na ação, foi apreendido ainda um caminhão boiadeiro utilizado para o transporte dos animais. O gado recuperado foi encaminhado ao CTG Júlio de Castilhos para avaliação e posterior restituição.
O pecuarista foi conduzido à Delegacia de Polícia e segue à disposição da Justiça. A Polícia Civil destacou que a operação representa um importante avanço no combate ao abigeato no Estado, atingindo diretamente a cadeia de receptação que sustenta o furto de gado no Rio Grande do Sul.
*Fernando kopper
