Polícia apreende mais de meia tonelada de cocaína trazida ao RS por ‘consórcio’ de grupos criminosos
Em valores, a operação representou um prejuízo ao crime organizado de R$ 15 milhões, segundo a investigação. A droga foi trazida ao estado por uma parceria entre dois grupos criminosos, que fizeram uma espécie de “consórcio”, de acordo com a Polícia. Entenda melhor abaixo.
Segundo o delegado Gabriel Borges, que coordenou a operação, a quantidade pode ser ainda maior, já que os agentes da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico seguem pesando o material. O diretor de Investigação do Narcotráfico, Alencar Carraro, afirma que a ação foi a maior apreensão da droga feita pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
A apreensão ocorreu em um imóvel no bairro Mathias Velho. Um homem que estava em uma residência próxima foi conduzido para prestar depoimento.
Em um segundo imóvel alvo da investigação, um homem foi preso em flagrante com uma quantidade da droga. Ele já havia antecedentes criminais, inclusive por tráfico de drogas, segundo a polícia. Um suspeito, ue estava em um veículo próximo ao local, foi conduzido para o interrogatório.
‘Consórcio’ de drogas
O delegado Borges explica que a investigação iniciou após receber informações de que duas organizações criminosas que atuavam em Canoas haviam se unido, em formato de consórcio, para trazer ao estado uma grande quantidade da droga. O trabalho da polícia, até a ação, durou oito meses.
A polícia revela que o entorpecente chegou ao Brasil tanto por avião quanto por veículos terrestres.
Nos últimos dias, as investigações teriam se intensificado após a polícia descobrir locais onde a droga estaria sendo armazenada, assim como o responsável pelo depósito.
A polícia afirma que a investigação continua para encontrar e responsabilizar outros membros das organizações criminosas.