O plantão 24 horas do Hospital Santa Rosa de Lima já está em funcionamento em Arroio do Tigre. O convênio com a Secretaria da Saúde do município terá atendimentos das 17h da tarde até às 7h do dia seguinte. O contrato entre a instituição e a prefeitura estabelece que a população tenha direito ao atendimento médico e um leito de observação por até 24 horas. O município vai custear o serviço até o limite de R$ 47 mil reais por mês.
A administradora do hospital, Madalena Pasa, explica que se trata de um contrato somente para urgência e emergência. Uma enfermeira fará a triagem dos pacientes e quem não se enquadrar em urgência ou emergência, não será atendido. Ela pediu a colaboração da população e deixou claro que o plantão não deve ser confundido com consulta médica. “Espero que não seja confundido com Pronto Atendimento”, esclarece.
Madalena também explicou que há limites para o atendimento: serão 15 leitos de observação de até 12 horas, 25 leitos para até 24 horas e 10 suturas por mês. Primeiramente a população deve procurar o atendimento dos ESFs, que funcionam até às 17h. Caso não seja possível resolver no local, o paciente será encaminhado para o plantão. Somente após este horário as pessoas poderão procurar diretamente o hospital. “É apenas um começo e que se não for feito certo e com calma, não irá funcionar. Precisamos da colaboração e compreensão da população, pois são apenas casos urgentes”.
Madalena Pasa, vereadora pelo MDB, falou sobre o assunto na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, 2, nas explicações pessoais.
Foto: Redação/Geração FM