Quarta-feira, 03 de Junho de 2026
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
22°
10°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
22°
10°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Repórter Geração
Ao Vivo: Repórter Geração
Repórter Geração

Placas padrão Mercosul seguem sendo trocadas, porém com muitas dúvidas

21.05.2019 16h31  /  Postado por: Magali Drachler

Fábio André Zimmer, do CRVA de Arroio do Tigre, em entrevista a Geração FM, nesta terça-feira, 21, falou sobre as novas placas modelo Mercosul, que ainda geram muitas dúvidas entre os proprietários de veículos.

Ele falou sobre esclarecimentos assinados pelo DetranRS que diz o seguinte:

O DetranRS esclarece que aguarda posição oficial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre o destino da placa padrão Mercosul no país. Como ainda não houve a publicação de nenhum tipo de comunicado ou normativa por parte dos órgãos federais (Conselho Nacional de Trânsito e Departamento Nacional de Trânsito), segue em vigor no Rio Grande o Sul o modelo atual de placa de identificação veicular: a placa padrão Mercosul.

Desde 17/12/2018, quando foi implantado o padrão Mercosul no Estado, não existem mais fabricantes das antigas “placas cinza”. Portanto, neste momento, além dos veículos zero quilômetro, também são obrigatoriamente emplacados com o novo modelo os veículos em processo de transferência de propriedade ou de município, de mudança de categoria (de passeio para aluguel, por exemplo), e ainda outros casos que exigem substituição, como perda, furto ou avaria. Assim determina a legislação em vigor (Resolução Contran 729-2018 e suas alterações). A troca da placa não é necessária para os demais veículos, que não tem data-limite para adotar o novo modelo.

Ouça o player acima.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.