Ícone do site Rádio Geração

Pimenta explica por que Lula não recebeu Eduardo Leite

Palavra do ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta: não houve deselegância nem desrespeito no fato de o presidente Lula não ter recebido o governador Eduardo Leite em sua passagem por Brasília na quarta-feira. Pimenta diz que nunca chegou a ser confirmada a audiência com Lula:

— Havia apenas uma pré-agenda, que foi desmarcada na noite de terça-feira. Mesmo assim, o governador decidiu manter a viagem a Brasília, sem ter audiência marcada com Lula ou com qualquer ministro.

De acordo com Pimenta, Lula não recebeu Leite porque esse tipo de encontro demanda uma preparação. Não é apenas uma conversa protocolar: o presidente precisa conversar com os ministros envolvidos para ter respostas às demandas do Estado.

Nesta quinta-feira (2), Pimenta ligou para Leite na tentativa de desfazer qualquer mal-estar. Ouviu do governador que, de fato, ele não tinha audiências confirmadas. Que tentou ser recebido pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa, e pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, mas os dois tinham compromissos.

Por isso, o documento com as demandas do Rio Grande do Sul para atender aos agricultores prejudicados pela estiagem foi entregue ao secretário de Relações Federativas, André Ceciliano.

Pimenta pediu ao governador que não hesite em procurá-lo sempre que precisar de alguma coisa no Palácio do Planalto. Sendo o único ministro gaúcho, diz que está à disposição para ajudar o Rio Grande do Sul.

Ainda não há data prevista para o encontro entre Lula e Leite.

ROSANE DE OLIVEIRA

Sair da versão mobile