Pai, Madrasta e os dois réus são condenados pelas morte de Bernardo em Tres Passos

O tribunal do júri imputou pena a todos os quatro réus do caso Bernardo. A decisão foi proferida, na tarde desta sexta-feira (15) pela juíza Sucilene Engler Werle, que presidiu a sessão. Os advogados de defesa dos réus devem recorrer das decisões.
Os sete integrantes do Conselho de Sentença foram isolados em uma sala secreta. Lá, incomunicáveis com o exterior, eles realizaram a definição do processo.
Os sete jurados, cinco homens e duas mulheres responderam a cerca de 50 questões apenas com “sim” ou “não” para definir as penas dos acusados da morte do menino Bernardo.
Após o término da votação, a juíza retomou a sessão no salão do júri. A partir das decisões dos jurados, ela definiu as penas de cada um dos acusados na presença destes, dos promotores, advogados, testemunhas e jornalistas. Confira quais são as penas impostas a cada um dos réus.
Leandro Boldrini
Setenciado a 30 anos e oito meses por homicídio. A pena total foi fixada em 33 anos e 8 meses, mais 28 dias de multa. No entanto, como está há quase cinco anos preso preventivamente, a pena será descontada.
Graciele Ugulini
Condenada. Pena imputada de 34 anos e 7 meses de reclusão, em regime fechado, mais 23 dias de multa. No entanto, como está há quase cinco anos presa preventivamente, a pena será descontada.
Edelvânia Wirganovicz
Setenciada, mas pena está sendo computada.
Evandro Wirganovicz
Condenado, mas pena ainda será dosada.
Como foi o crime, de acordo com o MP
Conforme denúncia do MP-RS, o crime ocorreu em 4 de abril de 2014, quando o menino Bernardo Uglioni Boldrini desapareceu, em Três Passos. O corpo da criança, na época com 11 anos de idade, foi encontrado 10 dias depois, em uma cova, à beira de um riacho em Frederico Westphalen.
As investigações rapidamente apontaram suspeitos. O pai de Bernardo, Leandro Boldrini, a madrasta, Graciele Ugulini, e os irmãos Edelvânia e Evandro Wirganovicz foram apontados pela polícia pela morte, ocultação do cadáver e mentiras realizadas durante a investigação. Por conta disso, respondem pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica.
O processo na semana
A decisão desta sexta é fruto de uma semana intenso trabalho tanto da acusação e da defesa. Na segunda-feira (11), foram escolhidos os jurados que participaram da sentença dos réus. Na parte da tarde, foram ouvidas as primeiras testemunhas.
As oitivas prosseguiram até a quarta à tarde. Leandro Boldrini foi o primeiro réu a ser inquirido. Os depoimentos prosseguiram durante a manhã e início da tarde de ontem (14). Após isso, ocorreram os debates entre acusação e defesa. Réplica e tréplica foram durante a manhã e início da tarde de hoje.
*agoranors.com