Padre explica o significado dos dias que antecedem a páscoa
A Sexta-Feira Santa, também chamada de Sexta Feira da Paixão, é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo.
A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel, assim como a Páscoa, domingo em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo. Sucede o fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval), na Quarta-feira de cinzas.
O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.
Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. Conforme o pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Salto do Jacuí, padre Genuir Marmentini, a Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.
Procissões e reconstituições da Via Sacra (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos rituais mais populares.
O padre explicou ainda o significado da troca de presentes e ovos de chocolates.
Ouça a entrevista completa no player acima.
Foto: Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes