A secretaria de Educação de Tunas desenvolveu atividades do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A coordenadora, professora Debora Orsolin, disse que o trabalho atingiu professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e outros profissionais da área da educação que não estão no quadro do município mas que apresentaram interesse em participar.
“O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental” – explica.
Conforme a Coordenadora, ao aderir ao Pacto, os professores participam de uma formação, cuja carga horária é de 100 horas. Para gerenciamento das atividades da formação continuada deste programa, os cursistas devem ser cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle – SIMEC, que é responsável pela geração dos dados para certificação.
No total, 31 professores participaram.
Ouça no player acima.