Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Estrelado
33°
21°
24°C
Salto do Jacuí/RS
Estrelado
Estrelado
32°
20°
23°C
Arroio do Tigre
Estrelado
Ao Vivo:
Polícia

Operação policial investiga esquema de extorsão de funcionários da prefeitura de São Nicolau

Operação policial investiga esquema de extorsão de funcionários da prefeitura de São Nicolau
Mandados de busca foram cumpridos na prefeitura de São Nicolau e nas residências de autoridades municipais - Polícia Civil / Divulgação
21.01.2020 15h39  /  Postado por: Redação

A Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira (21) operação na cidade de São Nicolau, município de 5,7 mil habitantes na Região das Missões, para apurar supostos crimes eleitorais e contra a administração pública. A suspeita é de que ocorra caixa 2 no Executivo para financiar contas da última campanha eleitoral e da futura campanha à reeleição do prefeito, Ricardo Klein (PP), por meio de extorsão de servidores.

Foram cumpridos oito mandados de busca, nas casas do prefeito e de secretários (da Administração, Saúde e Educação) e nos gabinetes deles, autorizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Não houve prisões.

A ação é realizada pela 2ª Delegacia da Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram pelo menos seis meses de apuração, coordenada pelo delegado Vinícius do Valle.

Devido à Lei de Abuso de Autoridade, não estão sendo repassadas informações sobre investigados.

Contudo, GaúchaZH apurou que os principais crimes investigados são os de falsidade ideológica e concussão, quando o funcionário público obtém vantagem se valendo do cargo que exerce. O dinheiro obtido com a suposta extorsão de parte dos salários de servidores — o que é ainda apurado, bem como o número de pessoas lesadas — seria para pagar contas da campanha eleitoral de Klein em 2016 e da possível campanha deste ano.

Em contato com a prefeitura de São Nicolau, a reportagem confirmou que Klein é pré-candidato à reeleição.

Polícia Civil / Divulgação

Polícia cumpre mandados em gabinetes na Prefeitura – Polícia Civil / Divulgação

O secretário de Administração, Vilson Rodrigues, confirmou os cumprimentos de mandados nas residências e nos gabinetes, mas negou qualquer envolvimento com os crimes apurados. Ele disse ainda que desconhece o motivo da investigação e afirma que está perplexo com a ação policial.

— Nunca tivemos problemas. Acredito que seja denúncia de algum vereador de oposição. Mas nossa administração é limpa, não tem captação irregular de recursos aqui, por isso estamos perplexos com esse teatro — afirmou.

GaúchaZH ainda tenta contato com o prefeito Klein, mas aguarda retorno para contraponto.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.