Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
33°
23°
27°C
Salto do Jacuí/RS
Parciamente nublado
No ar: Bom Dia Geração
Ao Vivo: Bom Dia Geração
Meio Ambiente

Operação para identificar desmatamentos no RS é realizada também em Segredo

Operação para identificar desmatamentos no RS é realizada também em Segredo
12.09.2018 10h46  /  Postado por: Magali Drachler

O Ministério Público do Rio Grande do Sul começou na manhã de terça-feira, 11, uma operação para identificar desmatamentos em áreas de Mata Atlântica no estado. Na primeira etapa, foram escolhidas 20 áreas que compõem 125 hectares de atividade irregular na Região Central, em Santa Maria, e na Serra, em Caxias do Sul.

A operação ocorre em 15 estados, e no RS é realizada em conjunto com a Secretaria Estadual de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Comando Ambiental da Brigada Militar.

De acordo com o promotor de Justiça responsável pela ação no estado, Daniel Martini, foram analisadas imagens históricas de satélites dos anos de 2016 e 2017 para identificar os locais de desmatamento que não possuem licença ambiental.

“A partir desta identificação, estamos fazendo um trabalho de campo onde iremos identificar estas áreas, lavrar o auto de infração e encaminhar o relatório ao MP”, destaca.

Após a identificação, serão adotadas duas providências: a instauração de um inquérito civil para reparar o dano, reconstituir a mata e indenizar, se for o caso, e a instauração de inquérito policial para apurar crime próprio de desmatamento do bioma Mata Atlântica, com pena prevista de 1 a 3 anos para aqueles que desmatarem irregularmente.

SEGREDO

“Na manhã desta terça-feira, 11, já constatamos queima de vegetação que foi cortada, danificando o bioma Mata Atlântica na cidade de Segredo, na Região Central do estado”, conta Daniel. Foi flagrada a queima de restos de desmatamento em uma área de 1,3 hectare, no munícipio.

As etapas de estudo de campo serão realizadas nesta terça e quarta-feira. Na quinta será feita a compilação dos dados analisados e, na sexta, a apresentação dos resultados. Após esta etapa, a operação trabalhará com os anos anteriores a 2016.

O bioma da Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros e cobre (em sua extensão original) cerca de 13% do território nacional, onde vivem aproximadamente 140 milhões de pessoas. No RS, já são menos de 10% do bioma preservado. Os resultados da operação serão apresentados nesta sexta-feira, 14.

Foto: Reprodução/MP – Segredo RS

Fonte: G1 RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.