Operação de fiscalização apreende 600 quilos de alimentos impróprios em Mormaço
Agentes da força-tarefa Segurança Alimentar RS, do Ministério Público (MP), realizaram, nesta quinta-feira (11), uma fiscalização em três mercados do município de Mormaço. Durante a operação, foram apreendidos aproximadamente 600 quilos de alimentos e produtos impróprios para consumo. Um mercado teve a padaria interditada e os demais estabelecimentos foram autuados.
De acordo com o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, entre as irregularidades encontradas estavam alimentos com validade vencida, raspada ou sem data de validade, armazenados de forma inadequada, estragados, sem rótulo e sem procedência. Alguns medicamentos, venenos para inseto e álcool com venda proibida em mercados também foram apreendidos.
A fiscalização contou com o apoio da promotora de Justiça de Soledade Kátia Regina Griza e com a presença dos servidores do Gaeco – Segurança Alimentar, da Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Vigilância Sanitária Municipal de Mormaço, Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram). A força-tarefa Segurança Alimentar RS foi criada em maio de 2014 com o objetivo de otimizar a atuação dos órgãos responsáveis na fiscalização dos alimentos comercializados no Estado.