Ônibus é assaltado na BR 285 na madrugada deste domingo
Mais de quarenta pessoas foram vítimas de um assalto registrado na madrugada deste domingo (16), quando um ônibus que saiu de Santo Ângelo, nas Missões, e seguia para São Paulo, foi abordado na BR 285 em Saldanha Marinho. R$ 45 mil foram levados pelos assaltantes.
Segundo o relato do motorista do coletivo, de 34 anos, o fretamento do coletivo era para compras na capital do estado de São Paulo. Depois de Sair de Santo Ângelo, ainda fez paradas para embarque de passageiros em Ijuí e Panambi. Após passar pela cidade de Santa Bárbara do Sul, já por volta de 5h, o motorista percebeu que um carro com os faróis apagados estava tentando lhe ultrapassar. Pensando ser algum motorista embriagado o motorista do ônibus reduziu a velocidade e facilitou a ultrapassagem.
Completa a ultrapassagem o motorista viu que se tratava de uma VW Saveiro e na carroceria estavam quatro homens, com os rostos cobertos e usando roupas camufladas. Um dos homens portava uma espingarda, provavelmente uma calibre 12, e disparou para o alto e em seguida apontou a arma para o ônibus ordenando que parasse.
Após parar, os quatro assaltantes ingressaram no coletivo. Três deles passaram a recolher objetos dos passageiros, o quarto permaneceu na cabine, com o motorista sob a mira de uma arma e ordenou que o ônibus seguisse pela BR 285, até o acesso ao município de Colorado, na VRS 319, indo em seguida até um mato bastante fechado que há naquela região.
Nesse mato, os assaltantes deixaram o ônibus, embarcaram na Saveiro e fugiram de volta à BR 285. Os passageiros tiveram roubados celulares e dinheiro. Um dos celulares roubados foi encontrado caído na mata, com qual os órgãos de segurança foram acionado.
Na Delegacia de Polícia de Carazinho, onde a ocorrência foi registrada, o motorista do ônibus contou que suspeita que duas passageiras, que compraram passagens, de última hora, só de ida e não chegaram a ser registradas na lista de passageiros (o que é permitido). Conforme o motorista, as duas mulheres apresentavam muita tranquilidade durante o assalto e um delas não teve o celular levado, inclusive, desse aparelho teria sido emitido um alerta de localização através de um aplicativo.
A Saveiro utilizada pelos assaltantes foi encontrada queimada, momentos mais tarde, as margens da BR 285, há cerca de 10 quilômetros de onde as vítimas foram deixadas com o ônibus. A caminhonete, com placas de Soledade, estava em condição de furto.
Na contabilidade dos relatos dos 43 passageiros, o montante roubado, em dinheiro, foi de R$ 45 mil.
*Diário da Manhã