O que o vice-governador do RS viu em visita a áreas afetadas pela estiagem
Com agendas na região do Alto Jacuí, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, incluiu em seu roteiro uma visita a propriedades afetadas pela estiagem no município de Quinze de Novembro. Ele esteve em área de produção de milho, de soja e leite. Mais de 60% da economia local tem a agropecuária como base. Conforme o prefeito Gustavo Stolte (na foto abaixo, com a filha e o vice-governador), os prejuízos acumulados com a falta de chuva passam de R$ 60 milhões.
Souza destaca que “é preciso ter consciência de que o clima está mudando” e que há necessidade de “mudar algumas práticas”. A reserva de água precisa ser feita — e isso pede debate sobre alterações na legislação — para a irrigação poder avançar.
— Temos de melhorar, também, a capacidade de absorção do solo. É engano pensar que vamos resolver estiagem só com reserva de água e irrigação — acrescentou.

