Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
19°
17°
18°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
19°
17°
18°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
Ao Vivo:
Repórter Geração

Número de focos de incêndio em vegetação diminui 22% no RS neste verão

Número de focos de incêndio em vegetação diminui 22% no RS neste verão
Bombeiros trabalham com conscientização em lavouras e estradas para evitar os focos de fogo - Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
25.01.2023 15h29  /  Postado por: Redação

O número de incêndios em vegetação apresentou queda na temporada de verão 2022/2023 no Rio Grande do Sul, em comparação com o período anterior. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), foram 3.318 registros na primeira metade da temporada de verão, entre 1º de dezembro de 2022 e 15 de janeiro deste ano. Se comparados com os 4.271 casos do mesmo período anterior, significa uma diminuição de 22,31%.

Conforme o capitão Silvano Oliveira, do 11º Batalhão de Bombeiros, a redução é importante, mesmo que o número de focos ainda seja elevado. Ele aponta que a principal causa para a melhora nos números tem sido a prevenção e orientação das pessoas.

—A forte estiagem do último verão foi responsável por elevar o índice, se comparado com o período atual, em que mesmo as chuvas esparsas já foram suficientes pra aumentar um pouco a umidade do ar. Além disso, temos trabalhado na prevenção das ocorrências em áreas rurais e nas margens de estradas — afirma o capitão.

Segundo ele, há um trabalho intenso junto às propriedades rurais com orientações sobre o que fazer para evitar focos de incêndio em plantações. Uma das medidas incentivada é o aumento da instalação de aceiros, que são trechos da lavoura onde toda a vegetação é removida para evitar que o fogo se espalhe, em caso de incêndio.

Já nas estradas, a questão está relacionada à presença de vegetação seca nas margens de rodovias, que fica exposta a grande quantidade de radiação ao longo dos dias de verão. Quando um motorista descarta uma bituca de cigarro ou algum produto de plástico, papel ou metal, corre o risco de gerar alguma combustão que provoque o foco de incêndio.

Nesses e em qualquer outro caso, o protocolo segue o mesmo: acionar o corpo de bombeiros, por meio do telefone 193.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.