Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
35°
17°
19°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo limpo
Tempo limpo
35°
17°
19°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
Ao Vivo:
Repórter Geração

Número de casos de sífilis é alarmante em Arroio do Tigre, principalmente em mulheres grávidas

Número de casos de sífilis é alarmante em Arroio do Tigre, principalmente em mulheres grávidas
15.03.2019 14h05  /  Postado por: Magali Drachler

O número de casos de sífilis no município de Arroio do Tigre é considerado alarmante. Somente neste ano já foram diagnosticados cerca de 50 casos, sendo cinco gestantes com a doença. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 15, pela enfermeira Diana Rauber Mergen da Secretaria da Saúde, durante entrevista ao Repórter Geração. Conforme ela, o diagnóstico nas grávidas ocorreu por meio dos exames de pré-natal.

 

De acordo com a enfermeira os primeiros sintomas são formação de feridas arredondadas, surgimento de ínguas nas axilas ou pescoço e vermelhidão na pele, inclusive nas mãos. A sífilis pode ser congênita, ou seja, a mãe pode infectar o bebe durante a gravidez. Neste caso se não houver o tratamento, pode ocorrer o aborto ou a criança nascer com deficiência. A doença também pode afetar outros órgãos. Diana lembrou que a sífilis é transmitida por todas as relações sexuais não protegidas, e tem cura. Caso a doença não seja tratada com antibióticos, pode afetar órgãos importantes do corpo, e levar até a morte.

 

A enfermeira fez um alerta a todas as pessoas, especialmente as que mantém parceiros múltiplos, que façam um teste rápido disponível gratuitamente nos postos de saúde. Os dados do exame são mantidos em sigilo.

 

Ouça a entrevista no player acima.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.