Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
26°
21°
21°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
26°
21°
21°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Panorama 107
Ao Vivo: Panorama 107
Geral

Novos equipamentos irão detectar alterações nas redes de água em 19 municípios

Novos equipamentos irão detectar alterações nas redes de água em 19 municípios
16.04.2024 09h15  /  Postado por: Reportagem

A Corsan iniciou a instalação de equipamentos de medição da pressão nas redes de água em 19 municípios da região. Os aparelhos irão detectar instantaneamente comportamentos atípicos na pressão da rede de distribuição, o que pode indicar vazamentos ou falha em dispositivos redutores de pressão. Assim, é possível acionar as equipes operacionais mesmo antes do usuário perceber ou comunicar o problema. Em Salto do Jacuí, serão instaladas 3 unidades.

Os loggers são pequenos dispositivos eletrônicos instalados diretamente no quadro de medição em locais estratégicos da cidade. Esses aparelhos detectam a pressão instantânea da rede de distribuição e transmitem os dados em tempo real para uma central, por meio de sistema de telemetria.

Esse histórico nos dados de pressão também poderá auxiliar nos estudos de modelagem hidráulica e melhorias na operação do sistema de abastecimento de água. A instalação dos equipamentos está sendo executada pela empresa Galax.ia, que além dos loggers de pressão, também está instalando as antenas para recepção dos sinais de telemetria e retransmissão para a central.

O investimento total é de cerca de R$ 200 mil. A previsão é de que o sistema comece a operar simultaneamente em maio. Além de Salto do Jacuí, estão sendo instalados também em Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Cruz Alta, Panambi, São Luiz Gonzaga, Campo Novo, Cerro Largo, Giruá, Horizontina, Ibirubá, Não-Me-Toque, Santa Bárbara, Santo Augusto, Tapera, Tenente Portela, Três Passos e Três de Maio.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.