Domingo, 21 de Julho de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
23°
15°
23°C
Salto do Jacuí/RS
Parcialmente nublado
No ar: Fim de Semana Mega Music
Ao Vivo: Fim de Semana Mega Music
Repórter Geração

Novo padrão de placas de carro começará a ser usado na região

Novo padrão de placas de carro começará a ser usado na região
12.12.2018 14h02  /  Postado por: Magali Drachler

As placas de veículos brasileiros começarão a ser substituídas por um novo modelo que segue o padrão estabelecido pelo Mercosul, a partir do dia 17 de dezembro no Rio Grande do Sul, aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Inicialmente as novas placas serão usadas em veículos novos ou em automóveis que tiverem as placas atuais danificadas ou passarão por troca de categoria, transferência de proprietário, município ou estado ou por opção do dono.

Fábio André Zimmer, do CRVA de Arroio do Tigre, fala sobre as mudanças e como vai funcionar o novo sistema na região. Segundo ele, a principal mudança está no padrão visual, que será sempre com fundo branco e uma faixa azul na parte superior. O que vai definir a categoria do veículo serão as cores das letras e números.

A sequência também foi alterada. O sistema atual, com três letras e quatro números (AAA-0000) dará lugar a um com quatro letras e três números (AAA0A00).

A plaqueta que identifica o estado e o município de registro também será aposentada. Em seu lugar haverá somente a inscrição “Brasil”.

As novas placas terão mais mecanismos de proteção, com itens de segurança similares ao usados em cédulas Qr-Code e não haverá mais haverá a utilização de lacre.

Ouça a entrevista no player acima.

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.