Novas tecnologias devem oferecer ganhos econômicos ao produtor, afirma professor de agronomia
Hoje é possível notar que as tecnologias de ponta transformaram radicalmente a produção de alimentos e a utilização de matérias-primas nos últimos anos. O drone é um exemplo disso, atualmente é usado no mapeamento de propriedades para informações sobre o número e a saúde das plantas, bem como o uso da terra.
As inovações atingiram não só a parte de maquinário, mas também houve avanços tecnológicos de genética, de manejo do solo e de produtos de proteção.
Contamos com a participação do professor do curso de Agronomia da UPF, Dr. Vilson Antônio Klein. O docente explicou que quando se fala em tecnologias no campo é preciso avaliar se elas estão proporcionando ganho econômico para o agricultor ou melhora da sua qualidade de vida e se, ainda, obedecem a preservação do ambiente.
Frisou que não adianta ter um avanço tecnológico que gere aumento de custo de produção sem oferecer rentabilidade para o produtor. Explicou que, em relação a parte ambiental, houve um impacto no meio ambiente com toda a expansão agrícola pelo país afora. Mas frisou que toda a questão relacionada ao ambiente vai depender das pessoas, já que a tecnologia pode ser usada para o bem ou para o mal. Disse que a maioria faz certo, mas existem sempre os problemas, por isso a importância da fiscalização ser maior nesta área.
O professor Klein destacou que o produtor precisa estar consciente de que tecnologia realmente precisa, os impactos que ela trará e não se deixar iludir pelo modismo.
Fonte: Rádio Uirapuru