Ícone do site Rádio Geração

Mulher completa 117 anos em lar de idosos de Passo Fundo, no RS

Uma idosa completou 117 anos  na semana passada em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul. E a comemoração ocorreu no lar onde vive Maria Domingas Vaz de Lima. Ela nunca se casou e teve filhos e, por causa da idade, tem parte dos movimentos do corpo limitados e já não fala mais.
A enfermeira Maristela Chappuis revela que, mesmo com a idade avançada, ela não deixa de lado a vaidade. “É bem humorada, muito vaidosa. Gosta de estar sempre bem apresentada e se sentir bonita.”
A certidão de nascimento, que ela guarda com cuidado, comprova o nascimento em 15 de agosto de 1899. Para a irmã da Fundação Beneficente Lucas Araújo Carmela Casanova, a idosa é quase um “patrimônio”. “Tanto assim que a gente não chama ela de Maria Domingas. A gente chama ela de Minguinha, a Minga. “
A psicóloga Jurema Bruschi vê Maria Domingas como um “exemplo” de vida.  “De sabedoria, de como saber enfrentar os bons e os maus momentos que a vida nos traz.”
O aposentado Edo Prante, 78 anos, é um dos que 57 idosos que convivem com ela no lar. “Olha, eu tenho até ciúmes. Sinceramente, chegar nessa idade é uma maravilha e ela é uma pessoa bem lúcida.”

Sair da versão mobile