Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
36°
17°
30°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo limpo
Tempo limpo
36°
17°
30°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Bom Dia Geração
Ao Vivo: Bom Dia Geração
Geral

Morre o ex-governador Alceu Collares, aos 97 anos

Morre o ex-governador Alceu Collares, aos 97 anos
24.12.2024 07h09  /  Postado por: Reportagem

Vítima de pneumonia, ele estava internado desde segunda-feira (16) no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, que emitiu boletim médico na manhã desta terça informando o falecimento por “falência múltipla de órgãos” . Há oito anos, o ex-governador foi diagnosticado com enfisema pulmonar.

Collares deixa a mulher, Neuza Canabarro, os dois filhos — Antônio e Adriana —, a enteada Celina Carvalho e uma biografia marcada pela autenticidade.

Natural de Bagé, onde cresceu vendendo laranjas, Collares conservou a fama de falar como se discursasse: acentuando palavras com gestos largos, intercalando máximas com declamações de poesia gaudéria.

O poema mais repetido era dele mesmo, composto em 1977. Naquele ano, Collares gozava o posto de deputado federal mais votado do Estado — já havia sido vereador de Porto Alegre, mas antes fora centromédio do Guarany de Bagé, além de carteiro e telegrafista concursado. Intitulado O Voto e o Pão, o poema invocava ritmo de marcha. Collares repetia o estribilho “O voto é tua única arma/ Põe o teu voto na mão/ O voto é tua única arma/ Põe o teu voto na mão” e pavimentava a trajetória de líder popular.

*Zero Hora

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.