Ícone do site Rádio Geração

Momento Sicredi Tunas

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou no início da noite desta quarta-feira, a nova taxa Selic para o ano de 13,25% ao ano, um aumento de 0,5 ponto percentual sobre a até então taxa de 12,75%. É o 11º aumento seguido na taxa básica de juros da economia, e o maior patamar desde dezembro de 2016, quando era de 13,75% ao ano.

Conforme o gerente Sicredi Tunas Airtom do Prado, com o aumento do juro básico da economia com o objetivo de conter a inflação, existem vários reflexos na economia. Um deles é o aumento das taxas bancárias, que deverão sofrer um reajuste nos valores cobrados dos clientes.

https://radiogeracao.com.br/wp-content/uploads/sites/3/2022/06/1606-MOMENTO-SICREDI.mp3?_=1

Além disso, a elevação também acaba sendo um fator que assusta os consumidores e os investimentos do setor produtivo. O resultado é um impacto negativo no emprego, renda e no Produto Interno Bruto (PIB). Também há impacto nos juros da dívida pública, sendo que no ano passado, com a elevação da Selic praticada desde março e a inflação, os gastos com juros foram os maiores em seis anos. Analistas de mercado apostam que essa conta deverá bater recorde em 2022.

 

Sair da versão mobile