O Ministério da Saúde recebeu nesta quarta-feira (15) mais 3,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Dessas, 2,2 milhões foram entregues pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e um milhão pelo Instituto Butantan e vão reforçar o Programa Nacional de Imunização (PNI).
A Fiocruz deve liberar mais 2,8 milhões de doses na sexta-feira (16), totalizando cinco milhões em uma semana, recorde de entrega desde que a instituição passou a produzir a vacina de Oxford/Astrazeneca em solo brasileiro. Até a semana passada, a Fiocruz havia entregue 5,8 milhões de doses e, agora, esse número vai se aproximar de 11 milhões. Até o fim de abril, a Fundação espera entregar mais 11,4 milhões de doses ao PNI.
O Instituto Butantan, por sua vez, alcançou a marca de 40,7 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde nesta quarta. Somente neste mês, foram 4,5 milhões. O total de doses corresponde a 88,4% das 46 milhões de doses acordadas em contrato com o Governo Federal até 30 de abril.
A atualização mais recente do Ministério da Saúde aponta que 31,7 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas na população. Destas, 24,2 milhões de pessoas receberam a primeira dose e 7,5 milhões a segunda.