Militares de Cruz Alta participam da Operação PERSEU
O Exército Brasileiro conduzirá até o dia 05 de dezembro, a Operação PERSEU, na região do Vale do Paraíba. Envolvendo 7.800 homens e mais de 60 unidades, a operação é considerada o maior exercício militar do ano de 2024.
A operação visa a adestrar tropas para missões de defesa da pátria, cooperação interagências, coordenação com órgãos civis e apoio à política externa.
“A Operação Perseu é a operação mais importante da Força Terrestre no ano e a maior operação que estamos fazendo na América do Sul, com emprego de muitos meios e muitas atividades, com as quais iremos certificar diversas capacidades”, destacou o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
O exercício envolve diversas atividades militares, com destaque para os deslocamentos de tropa a pé e em veículos blindados e não blindados, operações aeroterrestres com emprego de helicópteros, transposição de curso d’água, entre outras. As atividades são rigorosamente supervisionadas, com ênfase nas medidas de segurança.
Integrantes da Indústria de Defesa, deputados federais e outras autoridades também acompanharam o apronto operacional e visualizaram todos os meios – pessoal e material – que estarão mobilizados durante os mais de dez dias de operação.
A Artilharia Divisionária da 3ª Divisão do Exército (AD/3), Grande Comando de Artilharia sediado em Cruz Alta-RS, movimentou 229 militares e 50 viaturas, entre blindadas e não blindadas, para participar do exercício.
Seguindo uma longa preparação técnica e logística, a atividade consolida o processo de adestramento da AD/3 para operar como Módulo de Apoio das Forças de Prontidão do Exército, coroando o ano de instrução de 2024.
A AD/3 está participando com seu Comando, a Bateria de Comando da AD/3, e o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado.
Além de operar a Célula de Fogos da Força Terrestre Componente, a AD/3 enquadrará meios de ponta da Força Terrestre, como Lançadores de Mísseis e Foguetes e Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas, dotação do Comando de Artilharia do Exército.
Com informações do Comando da AD/3- Exército Brasileiro