Metade das pessoas que recebem o BPC correm risco de perder o benefício em Salto do Jacuí

O Benefício da Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.
O Assessor de Imprensa da Prefeitura de Salto do Jacuí Vanilson Pereira destaca que o cidadão pode procurar a secretaria de Assistência Social para esclarecer dúvidas sobre os critérios do benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários.
Em Salto do Jacuí são 308 pessoas que recebem o benefício. Conforme Pereira, 170 ainda não possuem o nome no Cadastro Único do Governo Federal, exigido desde julho desse ano. Quem não fizer pode perder o benefício.
Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.