Terça-feira, 18 de Novembro de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
23°
10°
14°C
Salto do Jacuí/RS
Parcialmente nublado
Parcialmente nublado
23°
10°
14°C
Arroio do Tigre
Parcialmente nublado
No ar: Repórter Geração
Ao Vivo: Repórter Geração
Notícias

Mercosul suspende Venezuela por descumprir acordos com o bloco

Mercosul suspende Venezuela por descumprir acordos com o bloco
02.12.2016 09h12  /  Postado por: upside

Depois do descumprimento de obrigações por parte da Venezuela, os demais países do Mercosul decidiram suspender o país de Nicolás Maduro do bloco econômico. A decisão foi assinada na noite desta quinta-feira (1º) em reunião envolvendo os quatro países fundadores do Mercosul — Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o texto determina que seja “cessado o exercício dos direitos (da Venezuela) inerentes à condição de Estado Parte do Mercosul”. O documento, que deve ser entregue ao governo de Maduro na sexta-feira, determina que a decisão vale até que os quatro países cheguem a um entendimento com a Venezuela sobre como restabelecer o exercício de seus direitos no bloco.
Um relatório da Secretaria do Mercosul finalizado nesta quinta confirma que Caracas não incorporou acordos e normas que deveriam ter sido adotados, mesmo após prorrogação de prazo, culminando na decisão de suspendê-la do Mercosul.
Até a quarta-feira, havia 238 normas pendentes dentre as 1.224 que o país deveria ter adotado. Dos 57 acordos do bloco previstos em seu Protocolo de Adesão, Caracas só havia incorporado 16.
Entre os acordos que a Venezuela não aderiu estão o Protocolo de Assunção de promoção e proteção dos direitos humanos e o acordo sobre residência que permite a um cidadão de qualquer país do bloco viver em outro.
 
GAÚCHA

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.