Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
25°
17°
22°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
27°
13°
21°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Panorama 107
Ao Vivo: Panorama 107
Saúde

Menino Heitor de Vargas prestes a receber o Spinraza, diz deputado

Menino Heitor de Vargas prestes a receber o Spinraza, diz deputado
Audiência no Ministério da Saúde - Foto: Divulgação
04.11.2019 10h16  /  Postado por: Elion Silva

A situação das pessoas portadoras de Atrofia Muscular Espinhal – AME está sendo definida, nestes dias, pelo Ministério da Saúde. Nessa semana o gabinete do Deputado Adolfo Brito fez contatos com Brasília e também com a Secretaria de Saúde do Estado, no sentido de buscar informações a respeito de como será viabilizado o atendimento dos portadores no Rio Grande do Sul, onde está incluído o menino Heitor de Vargas, de Ibarama.

Nesta segunda-feira, 4, o Ministério da Saúde inicia o mapeamento dos pacientes com AME para saber quem são e onde estão visando programar o atendimento.

No caso do menino Heitor que está sendo acompanhado desde o fim de 2018 a Secretaria confirmou que a documentação já está tramitando e o próximo passo será dado pelo Hospital de Clínicas que deverá chamar o paciente para iniciar o tratamento específico com o medicamento Spinraza, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.

“A situação do garoto Heitor vem sendo acompanhada pelo gabinete e pela comunidade como um todo, inclusive com apoio financeiro, através de diversas campanhas, como a vaquinha online. Em 22 de agosto, estivemos presentes em Brasília quando o Ministro Luíz Henrique Mandetta anunciou a disposição de assumir a responsabilidade da distribuição via SUS, inúmeras ações tramitaram desde 2018 com o apoio de deputados federias e senadores, resultando na inclusão da medicação para beneficiar todos os tipos da doença – AME I, II e III, alguns pacientes já estão recebendo as primeiras doses da medicação”, finalizou Brito.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.