Medida de renegociação de dívidas sai, mas recebe críticas do setor
Esperada com expectativa por produtores do Rio Grande do Sul, a medida provisória que trata da renegociação de financiamentos está longe de colocar um ponto final no tema. O texto publicado em edição extra do Diário Oficial da União de quarta-feira (31) abre a possibilidade de desconto nos financiamentos para produtores com perdas em duas faixas: iguais ou superiores a 30% e iguais ou superiores a 60%. Vale para parcelas contratadas até 15 de abril deste ano e com vencimento entre 1º de maio e 31 de dezembro. Pode ser buscado por agricultores de municípios com decreto de calamidade ou emergência reconhecidos pelo governo até 31/07.
Em entrevista na manhã desta sexta-feira, a coordenadora do grupo SOS Agro, Graziela Camargo, definiu a medida provisória é decepção.
Grazi, falou do trataroço para o dia 8 de agosto, e promete ser um dos maiores eventos do agro, com o objetivo de chamar a atenção do governo federal e pedir socorro para o Rio Grande do Sul.
Por outro lado lideranças de municípios iniciam as mobilizações a partir de segunda-feira,5 de agosto. Em Espumoso a mobilização já ocorre na segunda-feira, com tratores enfrente as instituições financeiras
Em Tunas, na terça-feira,6, Às 9h tratores vão estar em frente as instituições financeiras e cooperativas e as 18h rumando para o CTG Trança Crioula, para uma roda de conversa e traçar a logística para Porto Alegre.