Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
32°
17°
22°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
32°
17°
22°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Misturadão
Ao Vivo: Misturadão
Repórter Geração

Major do Exército explica “exercícios de simulação de guerra” nas Usinas de Salto do Jacuí

Major do Exército explica “exercícios de simulação de guerra” nas Usinas de Salto do Jacuí
16.05.2018 11h23  /  Postado por: Elion Silva

O 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Santa Maria, está em Salto do Jacuí, desde terça-feira, 15, fazendo um exercício nas imediações da Usina Hidrelétrica Governador Leonel de Moura Brizola da CEEE – GT. A usina é um ponto estratégico na questão da Segurança Nacional e preocupa as Forças Armadas. Sendo um ponto frágil em caso de guerra, este exercício é um treinamento periódico onde o objetivo é proteger a usina no caso de algum evento externo ser ofensivo à geração de energia elétrica.

Foto: Elion Silva/ Rádio Geração

 

Conforme o Major Fábio Moraes Palma, a atividade é um “exercício de adestramento em operações de garantia da lei da ordem, na qual está sendo executada a segurança de um ponto sensível da Usina. São realizados patrulhamentos ostensivos, posto de bloqueio e controle de estradas e a segurança do ponto estático, que é a própria usina”. Ressalta que a patrulha é feita apenas na área da represa, tomada d’agua e chaminé de equilíbrio. “A Operação Jacuí, é composta por 80 homens divididos em três pelotões que fazem um rodízio, durante 24 horas. É simulada uma situação real, que aconteceria no caso do esquadrão precisar defender a Usina. O soldado na barreira ou patrulhando, usa equipamentos como, colete, fuzil, peso e munição” – destaca o Major.

O Chefe do Sistema Jacuí da CEEE-GT, Mario Junior Hermes, disse que dentro da operação estão sendo disponibilizadas todas as condições para que esse treinamento seja “o mais real possível.” “Essa simulação só reforça a importância estratégica que tem Salto do Jacuí, na questão de suprimento de geração e transmissão no Rio Grande do Sul. Ficamos até mais seguros, para que se um dia for necessário, os funcionários da CEEE já estarão preparados para esta contingencia, e o Exército, conhecedor de todas as áreas e rotina de trabalho dentro da Usina” – relata Hermes.

Além dos exercícios de “simulação de guerra”, o Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Santa Maria também realiza na cidade o trabalho de comunicação social, desenvolvendo palestras com jovens de ensino médio do município, citando as formas de ingresso do Exército, as maneiras de servir e as opções de carreira dentro das forças armadas. As atividades seguem até quinta-feira, 17.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Foto: Elion Silva/ Rádio Geração

Foto: Elion Silva/ Rádio Geração

Foto: Elion Silva/ Rádio Geração

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.