Major do Exército explica “exercícios de simulação de guerra” nas Usinas de Salto do Jacuí
O 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Santa Maria, está em Salto do Jacuí, desde terça-feira, 15, fazendo um exercício nas imediações da Usina Hidrelétrica Governador Leonel de Moura Brizola da CEEE – GT. A usina é um ponto estratégico na questão da Segurança Nacional e preocupa as Forças Armadas. Sendo um ponto frágil em caso de guerra, este exercício é um treinamento periódico onde o objetivo é proteger a usina no caso de algum evento externo ser ofensivo à geração de energia elétrica.
Conforme o Major Fábio Moraes Palma, a atividade é um “exercício de adestramento em operações de garantia da lei da ordem, na qual está sendo executada a segurança de um ponto sensível da Usina. São realizados patrulhamentos ostensivos, posto de bloqueio e controle de estradas e a segurança do ponto estático, que é a própria usina”. Ressalta que a patrulha é feita apenas na área da represa, tomada d’agua e chaminé de equilíbrio. “A Operação Jacuí, é composta por 80 homens divididos em três pelotões que fazem um rodízio, durante 24 horas. É simulada uma situação real, que aconteceria no caso do esquadrão precisar defender a Usina. O soldado na barreira ou patrulhando, usa equipamentos como, colete, fuzil, peso e munição” – destaca o Major.
O Chefe do Sistema Jacuí da CEEE-GT, Mario Junior Hermes, disse que dentro da operação estão sendo disponibilizadas todas as condições para que esse treinamento seja “o mais real possível.” “Essa simulação só reforça a importância estratégica que tem Salto do Jacuí, na questão de suprimento de geração e transmissão no Rio Grande do Sul. Ficamos até mais seguros, para que se um dia for necessário, os funcionários da CEEE já estarão preparados para esta contingencia, e o Exército, conhecedor de todas as áreas e rotina de trabalho dentro da Usina” – relata Hermes.
Além dos exercícios de “simulação de guerra”, o Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Santa Maria também realiza na cidade o trabalho de comunicação social, desenvolvendo palestras com jovens de ensino médio do município, citando as formas de ingresso do Exército, as maneiras de servir e as opções de carreira dentro das forças armadas. As atividades seguem até quinta-feira, 17.
Ouça a entrevista completa no player acima.