Maior repasse do Governo do RS para cidades atingidas por mau tempo é para Espumoso
O governo do Rio Grande do Sul publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (16) a homologação da situação de emergência de 10 municípios atingidos por estiagem ou granizo. Boqueirão do Leão, Butiá, Capão do Leão, Jaguarão, Pedro Osório, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Chuvisca, Aceguá e Tapes são as cidades beneficiadas. As informações são de GaúchaZH.
Desse grupo, apenas Sertão Santana não teve a situação reconhecida pela União nesta sexta-feira, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU). A homologação do Estado garante ao município acesso a uma série de benefícios para ajudar no processo de reestruturação após ocorrências adversas.
Já o reconhecimento da União dá às cidades benefícios como ajuda humanitária, dispensa de processo licitatório, repasse de recurso e auxílio em obras por meio de planos de trabalho.
Na quinta-feira, governo federal autorizou repasse de R$ 3,3 milhões para cinco cidades gaúchas atingidas pelo mau tempo. A verba será direcionada para Floriano Peixoto, Vila Lângaro, São Jerônimo, Cachoeira do Sul e Espumoso.
O maior repasse será destinado a Espumoso, no norte do Estado. O município receberá auxílio de R$ 1.593.939 após decreto de situação de emergência, em março de 2017, decorrente da forte chuva.
Foto: Prefeitura de Espumoso